Ads 468x60px

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O que é a doença coronária

A doença coronária é o depósito de gordura no interior das artérias que irrigam o músculo do coração. Vários fatores são responsáveis por seu aparecimento como, por exemplo, o fumo, os níveis elevados de colesterol no sangue, a hipertensão arterial, o stress, a obesidade e a falta de atividade física. A modificação desses fatores diminui e até pode evitar o desenvolvimento da doença.
A doença pode se manifestar por dor no peito em decorrência de esforços, pelo infarto do miocárdio
(morte de uma área do músculo cardíaco ou até mesmo morte súbita.
O tratamento patologia pode ser medicamentoso ou através de procedimentos realizados em laboratório de hemodinâmica, como a angioplastia, a insuflação de um balão na área de depósito de gordura ou a colocação de Stent, uma estrutura metálica que se expande e dilate a região do depósito de gordura. Em alguns casos, a cirurgia para colocação de enxertos nas coronárias (ponte de safena) pode ser necessária.
Em que situação um paciente é operado das coronárias?
A cirurgia de revascularização do miocárdio é empregada quando existem lesões importantes nas coronárias, artérias que levam o sangue para o músculo cardíaco. Se não tratadas a tempo, podem levar ao infarto do miocárdio.
Atualmente essa cirurgia é, na grande maioria das vezes, de baixo risco. Oferecendo melhora na qualidade quanto na quantidade de vida.

Informações tiradas do livro: Medicina mitos e verdades.

0 comentários:

Postar um comentário