Ads 468x60px

quarta-feira, 13 de março de 2013

Existe tratamento para cabelo muito oleoso ou muito seco

O couro cabeludo deve receber xampu várias vezes por semana. Os cabelos oleosos devem ser lavados diariamente ou em dias alternados. Caso contrário, pode haver queda dos fios. Já os cabelos secos devem ser lavados 2 vezes por semana ou a cada 2 dias. Nas pontas podem ser usados produtos lubrificantes.
Derivados do alcatrão e do zinco, a resorcina e as substâncias detergentes encontradas em alguns xampus são excelentes removedores de caspa. Devido à altas associação da caspa com fungos, o cetoconazo é muito útil. Essas fórmulas podem ser preparadas em farmácias de manipulação, com indicação de um dermatologista.
Quais os fatores que desencadeiam a queda de cabelos.
O fator preponderante na queda de cabelos é hereditário. Entretanto outras causas devem ser lembradas, como os distúrbios hormonais, as perturbações traumáticas, e dermatite seborréica e carência de vitaminas e de aminoácidos após dietas não-balanceadas. Doenças infecciosas acompanhadas de febre, como gripe, pneumonia e febre tifóide podem também desencadear a queda de cabelos. Determinados medicamentos e o stress emocional também devem ser levados em consideração. A queda de cabelos pode ser evitada desde que se exclua o fator causal, exceção feita à tendência hereditária, que é irreversível.

Após cirurgias e partos é comum manifestar-se grande perda de cabelos. Nesse caso nascem novos fios, sem a necessidade de tratamento específico. 

Informações tiradas do livro: Medicina mitos e verdades.

0 comentários:

Postar um comentário